Entrevista Revista INSIGHTS – “O Homem e o Futuro”

Capa do LivroEntrevista Bolg

P1) O que o motivou a escrever este livro?

A razão de curto prazo teve a ver com a presente crise e o modo, soluções e métodos que os Políticos e Financeiros, deste mundo globalizado, utilizaram para ‘resolver’ as ‘trapalhadas’ que andaram a cometer durante anos e anos.

Tem sido muito triste, dramático até, assistir às práticas utilizadas por esses elementos da Sociedade (Políticos e Financeiros), com um desrespeito total pela dignidade, bem-estar e liberdade Humanas, assim como, uma falta gritante de sentido de justiça social. Ver Políticos eleitos pelo Povo, comportarem-se como seguidores de Financeiros de carácter duvidoso, a aplicarem ‘receitas’ desumanas sem sentido e sem preocupação com o Futuro do Ser Humano é, no mínimo, degradante.

Grande parte das ideias e filosofia de caráter Humanista, transmitida nos textos do meu livro, já existiam na minha mente (em agitação constante) há muitos anos, atingindo a maturidade e a coerência que vejo nelas, quando decidi escrever todos estes textos.

P2) Porque escolheu este tipo de temática?

O tema que decidi escolher – O Homem e o Futuro – (à venda no site do Sítio do Livro http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/o-homem-e-o-futuro/9789898413864/ ) está relacionado com a minha visão do mundo e do modo como eu encaro e me relaciono com o tempo e o Futuro do Homem, na sua vida em Sociedade.

Desde muito jovem que me habituei a pensar no Futuro e a olhar tão longe quanto possível para o meu futuro (pessoal e profissional) e o modo de o alcançar. Todas as minhas decisões, desde os meus 11 anos de idade, foram tomadas tendo em linha de conta os meus sonhos e anseios para o futuro. A minha preocupação constante com os meus semelhantes levou-me a adotar uma postura Humanista. É evidente que a educação transmitida pelos meus Pais, rica em Valores Humanos, com rigor e respeito pelo meu semelhante, tiveram uma influência muito grande nesta minha orientação e modo de sentir o Futuro.

P3) Pode resumir sumariamente o objetivo do livro e a quem se dirige?

O objetivo deste livro é o de estimular todos os Leitores a focarem os seus pensamentos e interesses em matérias que estão a condicionar o Futuro da Humanidade. O Homem corre sérios riscos caso não mude as suas atitudes, comportamentos e mentalidade. Pretende, igualmente, motivá-los a reflexões em cadeia e a debates, pois possuem uma marcada vertente Humanista e pretende contribuir para uma qualidade de Vida sustentável.

A construção do Futuro implica uma consciência coletiva e partilhada de muitos temas que se relacionam com o modo como o Homem encara o percurso e o ritmo que nos conduz mais longe no tempo.

P4) Acha que as pessoas pensam no futuro como oportunidade para realizar sonhos e proporcionar felicidade?

O grande problema do Homem atual é estar focado no presente e no quotidiano, como se não houvesse amanhã. A grande maioria das Pessoas pensa no seu futuro pessoal (mas limitado), sendo muito poucas as que pensam no Futuro coletivo e nas formas de o construir.

Verifico, com tristeza, a existência de muita falta de ‘visão’ em Pessoas, que tinham por obrigação saber o que significa ser líder e os seus deveres de cidadania. Vejo muito poucos de nós com sonhos de Futuro sustentável e harmonioso, onde o Ser Humano possa ser proactivo sem ser predador, possa desenvolver sem destruir e possa ser feliz sozinho ou em comunidades.

Todos nós temos muito para fazer em prol do Futuro do Homem, da Humanidade e da Biosfera. Se não o fizermos, estaremos a ter um comportamento de ‘viciado’ que sabe que vai morrer mais cedo e alienado, mas não se importa.

P5) Como autor e pessoa o que pensa do futuro da humanidade?

Penso que as Pessoas ainda não se aperceberam dos caminhos trágicos que estamos a percorrer, conduzindo-nos a soluções de Futuro apenas para alguns e não para a globalidade dos Seres Humanos deste Planeta.

Penso com muita preocupação, que a Humanidade não terá Futuro se os Homens não se transformarem em Seres Humanos imbuídos de Valores Humanos.

“Estou a tentar materializar o Futuro, pois considero que é um conjunto de dinâmicas ativas em equilíbrio com o Homem que possui capacidade para as realizar”Alfredo Sá Almeida.

P6) Qual o seu sonho para o futuro?

Desde há uns anos que tenho vindo a avolumar uma ideia e um sonho de influenciar a constituição de uma equipa multidisciplinar de Pessoas/Profissões que estão diretamente relacionadas e focadas no Homem e a sua atividade (Médicos, Advogados, Sociólogos, Psicólogos, Filósofos, Antropólogos, Professores, Pedagogos, Políticos).

O objetivo primordial desta Equipa seria a de pensar Futuro com o foco no Homem e na Biosfera Terrestre. Elaborar um projeto onde conste um conjunto de pensamentos estruturados e orientadores sobre o papel, a função do Homem no Universo e o modo como este se relaciona com ele próprio e com os seus semelhantes e como deveria encarar a construção do Futuro coletivo.

P7) Pensa publicar mais livros?

Evidentemente que penso desenvolver o tema do Futuro e dar-lhe um âmbito coletivo e de partilha em solidariedade. Isto significa que já tenho escrito mais textos, muitos já publicados na Revista INSIGHTS, outros publicados na minha página do Facebook e no Grupo ‘O Homem e o Futuro’ que depois de devidamente compilados constituirão o meu segundo livro, para o qual já tenho ideia do título. (p.f. ver o meu Blog “Despertar para o Futuro”: https://saalmeida.wordpress.com/)

Recebo regularmente a participação ativa dos meus Amigos do Facebook com comentários aos meus textos, muito pertinentes e de valor, que contribuem com novas ideias e visões, estimulando-me a escrever sobre mais temas, relacionados com o Futuro e a dimensão Humana.

Alfredo Sá Almeida                                                              Publicado na Revista INSIGHTS nº4, pág. 41

Deixe uma Resposta

