Os 3V’s que prejudicam o Valor Humano

Seguramente que estão curiosos para saber que V’s são estes! Não vou prolongar mais a vossa legítima curiosidade.

Os 3V’s aos quais me refiro são os do Vício, da Vaidade e da Vulgaridade.

São características de Seres Humanos que os diminuem e lhes retiram Valor. Vamos falar de cada um destes V’s e refletir sobre os prejuízos que causam à nossa espécie e à estrutura de qualquer Sociedade.

George Bernard Shaw dizia e bem que “Vícios são desperdícios de vida”. E não podia estar mais certo no que afirmava.

Quando pensamos na dimensão das dependências às quais o Ser Humano da atualidade se entregou, ficaremos abismados e preocupados, não só pela complexidade que estes provocam no relacionamento em Sociedade, mas também pela degradação que provocam na sua genuína estrutura.

Dada a quantidade de Vícios que existem na Sociedade atual, tenho alguma dificuldade em afirmar se serão mais que as Virtudes. Não vou mencioná-los todos para não ser cansativo e porque me poderia esquecer de algum.

Mas uma coisa é certa, todos temos consciência de que a Sociedade tem vindo a desenvolver-se de um modo descontrolado, não pelo excesso de Liberdade, mas pela falta de uma Educação dedicada a Seres Humanos racionais, com sentimentos e espiritualidade. A ausência da transmissão de Valores Humanos, de geração em geração, de forma coerente e consistente tem conduzido a um aumento desta característica catastrófica de Vícios do Homem.

Quando penso que seria bem mais fácil e proveitoso para o Homem e a Sociedade desenvolverem as Virtudes do Ser Humano, fico arrepiado só pelo vislumbre do que estamos a fazer a nós próprios. Com tantas outras catástrofes anunciadas para todo o nosso Planeta, desde o aquecimento global, às carências de água potável, às pandemias e à fome, certamente não necessitávamos dos Vícios Humanos para prejudicar ainda mais o nosso Valor.

Na realidade, Nós Seres Humanos cuidamos muito mal da VIDA.

Vicios cartoon

Há uma outra matéria que me leva a questionar, vezes e vezes sem conta, as capacidades do Homem, e está relacionada com a Vaidade.

Mas afinal de contas como pode um Ser Humano ser Vaidoso com tanto prejuízo que causa a si mesmo e à Sociedade? Só mesmo por pura inconsciência e falta de estrutura mental (caráter e personalidade) é que alguém, nos dias de hoje, numa Sociedade em crescimento e processo de globalização (comunicacional, procedimentos e normativas, conhecimentos), poderá ser Vaidoso.

A meu ver, isto vem demonstrar que o caminho que o Desenvolvimento Humano tem seguido nas últimas décadas está profundamente ERRADO e carece de uma intervenção global e muito mais inteligente, digna de Seres Humanos sábios.

Pensem bem, meus caros Leitores, sobre as frivolidades que vemos todos os dias na rua, nos meios de comunicação social (jornais, revistas, televisão, redes sociais, internet, etc.), sobre a razão de SER destas atitudes e comportamentos de Vaidade Humana. Estamos a tornar-nos numa Sociedade volátil e virtual sem sentido e sem estrutura de dignidade Humanas.

Onde está a aprendizagem e a cultura de Humildade entre Seres Humanos? Seguramente pelas ruas da amargura!

Está preocupado? É bom que esteja porque por este caminho não vamos a lado nenhum que possa ser digno do Homem.

Já não bastava o que mencionei anteriormente e ainda temos que lidar com a Vulgaridade de comportamentos e atitudes.

Dá a sensação que todos os avanços científicos, tecnológicos, sociais, civilizacionais e psicológicos que a Humanidade sofreu nos últimos 100 anos não serviram a espécie Humana, nem aumentaram a sua Inteligência Holística. Tenho até dúvidas que tenham desenvolvido a empatia em Sociedade!

Quando assistimos, impávidos e serenos, à degradação generalizada da Educação, com tanta mente esclarecida e válida na nossa Sociedade, fico apreensivo sobre se não será propositado!

Atualmente podemos verificar sem dificuldade que favorecemos, potenciamos, defendemos e cultivamos uma mediocridade e uma vulgaridade entre os Humanos. Basta olhar para o que se passa nas redes sociais para ficarmos com uma excelente amostra do que estou a falar.

Vulgar - Fernando Pessoa

De vez em quando, verificamos um despontar da cultura de Excelência, em vários domínios da Sociedade, como se fossem ilhas num mar alteroso e não desbravado de Vulgaridade e mediocridade.

Moral da história, não temos andado por bons caminhos (muitos nem sequer poderão ser considerados caminhos), mas estamos a tempo de melhorarmos como Homens, sobretudos como Seres Humanos com VALOR, e desenvolvermos de modo sistemático, coerente e consistente uma Cultura Globalizada de Valor Humano, com inteligência multifocal que permita um desenvolvimento sustentado e sustentável da espécie Humana.

Está TUDO por fazer nos domínios da Educação Global do Ser Humano. Já era tempo do Homem saber, e se por de acordo, com o que verdadeiramente quer de BOM para si e para a Sociedade, para poder transmitir às novas gerações todas as Virtudes que a Humanidade deveria cultivar espontânea e coerentemente.

O que eu desejo, sinceramente, é que cada um de Nós se torne conscientemente (consciência coletiva) mais ativo na defesa, construção e desenvolvimento de uma cultura Humana e Global, sem nos esquecermos das particularidades e especificidades de cada cultura regional, para nos tornarmos numa Sociedade plural e planetária.

Sobretudo que tenhamos a Inteligência de o fazer sem guerras e sem os interesses habituais, que mais parecem Vícios de uma Sociedade doente.

Alfredo Sá Almeida                                                                                       13 de Agosto de 2015

Anúncios

One thought on “Os 3V’s que prejudicam o Valor Humano

  1. Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s