A Hipocrisia não entra no Valor Humano!

Lobo com pele de cordeiro C

Vivemos tempos difíceis em variadas dimensões Humanas: Social, Intelectual, Política, Económica, Educacional, etc.

O Homem conseguiu complicar cada uma destas dimensões a um nível tal que não se torna possível explicar apenas pela ausência de Valores. Um dos elementos deturpadores e demolidores do bom desenvolvimento destes referenciais chama-se HIPOCRISIA.

Este comportamento e atitude, de muitos membros da Sociedade atual, é usado e abusado despudoradamente de um modo maquiavélico tal, que contribui para abafar o Valor Humano. Esta conduta não encontrando obstáculo, acaba por proliferar devido à nossa indiferença e passividade.

Infelizmente, tornou-se uma característica aperfeiçoada e refinada com o contributo dos meios de comunicação social, das tecnologias da comunicação e da informação, da publicidade e do marketing.

Para o analista social Noam Chomsky, a hipocrisia, é definida como a recusa de “… aplicar a nós mesmos os mesmos valores que se aplicam a outros”. Os hipócritas são especialistas em denunciar e humilhar alguém por determinados comportamentos e atitudes em que eles próprios se aperfeiçoaram. Na grande maioria das vezes vem disfarçada de crítica moral.

François de La Rochefoucauld utilizou a sua mordacidade para colocar a nu a essência do comportamento hipócrita: “A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude”.

Eu tenho vindo a defender e a dar corpo ao tema do Valor Humano de um modo sincero e honesto, realçando os atributos que deveriam ser desenvolvidos pelo sistema educacional e anulando aqueles que estão, nitidamente a prejudicar a criação desse Valor. Muitas vezes dou comigo a meditar sobre o modo como os meus Leitores ‘sentem’ a leitura que fazem, do que escrevo. Fico com algum receio que o ‘complicómetro’ da hipocrisia retire Valor àquilo que escrevo.

O facto de ser espontâneo e sincero acaba por me expor à crítica maliciosa de quem quer ‘ver’ em mim um ‘moralista mal acabado’. E, como não sou um especialista em hipocrisia não me dá destreza de disfarçar o que sinto e o que penso.

Ultimamente temos assistido a momentos de pura hipocrisia política, económica e social, devido ao fenómeno dos migrantes da Síria e de outros Países da Ásia e da África.

Meus caros Leitores, se quiserem condenar algum migrante sejam JUSTOS e não HIPÓCRITAS! Utilizem os referenciais de Valor Humano que utilizam convosco!

Pensem nos migrantes, que por todo o mundo, colocam a sua vida em risco e a dos seus entes mais queridos, para conseguirem uma vida mais digna e melhor, atravessando fronteiras, mares, montanhas, desertos e gelo, para chegarem a um destino que lhes permitirá obter maior dignidade como Seres Humanos. Imaginem as mudanças e a motivação que são necessárias para realizar essa epopeia e a capacidade de acolhimento que os que os recebem têm que ter para que exista fraternidade.

Sobretudo, pensem nesses migrantes como se fossem VOCÊS!

Esses migrantes FOGEM de tudo o que não presta em Sociedade. Fogem da guerra, da escravidão, da estagnação de uma Vida sem qualidade, fogem da falta de oportunidades, fogem de doenças que ninguém controla, para eles e para os seus filhos, fogem de uma Sociedade que não lhes oferece Educação, em suma, fogem de uma Sociedade doente e sem perspetivas de cura, que muitos de nós ocidentais (ditos povos civilizados) ‘alimentamos’ com os nossos maus hábitos e vícios de Vida.

Que será melhor para eles, ficar e confrontar os políticos e militares locais para melhorarem as condições de Vida, ou, deixar tudo para trás e procurar outro local onde possam ser mais felizes? Quem os pode ajudar?

Quando é para promover a guerra, os Países Ocidentais estão na linha da frente junto desses Países do Médio Oriente e Ásia, fornecendo-lhes armas e enviando soldados. Mas depois que as realidades e o choque cultural se complicam e as Pessoas têm de fugir da guerra e das atrocidades, colocam-se na retaguarda e esperam que outros resolvam o que eles ajudaram a criar.

Entretanto, existem políticos no ocidente que classificam os migrantes como ‘praga’, nem lhes dão uma condição Humana, construindo ‘muros’ para os impedir de passar.

Os Europeus enchem-se de preconceitos e outras atitudes e comportamentos hipócritas contra os migrantes, mas já não se lembram do que aconteceu com os seus antepassados, e durante as Primeira e Segunda grandes Guerras Mundiais, com migrações maciças para todo o continente Americano (Norte, Centro e Sul). Afinal, os nossos antepassados ainda acabaram por prejudicar as culturas e os Povos Índios dos Países para onde migraram. Esses Povos são na realidade os verdadeiros donos do Brasil e de todos os outros territórios Americanos. Por todo o lado, os ocidentais migrantes (na grande maioria Católicos) portaram-se como infiéis. Ocuparam as terras, expulsaram e maltrataram quem lá vivia. E, ainda hoje, se acham no direito de continuar a fazer o que há muito a consciência global condena. E ainda são capazes de se insurgir contra os terroristas do Estado Islâmico por aquilo que estão a fazer no médio oriente (que é humana e culturalmente condenável)! Mas que falta de coerência, hipocrisia e falta de Valores Humanos!

O mesmo se passa, nos dias de hoje, com as realidades da Desigualdade e do Desenvolvimento Humano que estão envoltas em muita hipocrisia e muita ausência de Valor Humano.

Continuamos a não valorizar a IGUALDADE de oportunidades e a não dar as mesmas condições de vida e educação, a crianças e jovens, quer tenham pouco ou muito do ponto de vista económico.

Separamos e classificamos as Pessoas pelo valor monetário e não as apreciamos pelo seu Valor Humano. Deste modo, será muito difícil obtermos uma Cultura de Valor aplicada ao mundo global.

Deixemos de nos especializar em hipocrisia e especializemo-nos em Valor Humano, tornando assim mais fácil e saudável todo o relacionamento entre Seres Humanos.

Sejamos Pessoas de verdade e não ‘atores’ pretensiosos e fingidos, que colocam o ‘negócio’ no centro do relacionamento Humano!

Será que consideramos que a nossa segurança e o nosso bem-estar são mais importantes e mais valiosos que a segurança e bem-estar dos outros? Afinal, somos Seres empáticos ou apáticos?

Alfredo Sá Almeida                                                                                       12 de Setembro de 2015

Anúncios

One thought on “A Hipocrisia não entra no Valor Humano!

  1. Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s