A Qualidade de Vida é intrínseca do Valor Humano

Logo-Qualidade-de-Vida

(https://carreiras.bayer.com.br/pt/por-que-bayer/qualidade-de-vida/)

Seria imperdoável eu não falar da Qualidade de Vida ao desenvolver o tema do Valor Humano, depois de ter estado ligado, durante muitos anos da minha vida profissional, à garantia da qualidade de produtos alimentares.

Ao considerar a Vida Humana temos de pensar na esperança de vida atual e futura, bem como nas várias fases desta nossa vida: 1ª Infância; 2ª Infância; Adolescência; Idade adulta; Idade sénior; Velhice.

fases-de-vida

(http://jorgenca.blogspot.pt/2015/07/a-teoria-dos-setenios-os-ciclos-da-vida.html)

Cada uma destas fases tem as suas particularidades de desenvolvimento Humano, de cuidados de saúde e de características psicológicas que resultam da atividade pessoal, laboral e experiência de vida.

Numa Família numerosa e unida é comum encontrarmos todas estas fases em comunhão de gerações, onde podemos vivenciar as diferentes realidades e beneficiarmos da sua sabedoria.

No estado atual da vida em Sociedade, a Qualidade de Vida é deixada ao livre arbítrio de cada um, dependendo das condições económicas e de formação. Significa isto que a grande maioria das Pessoas em Sociedade tem um acesso muito restrito aos parâmetros (p.f. ver esquema abaixo) da qualidade da sua vida. Uma boa parte das vezes a qualidade de vida está dependente da qualidade da vida profissional que se possui e do salário que se aufere.

Qualidade de vida - esquema

(http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/vida/qualidadedevida.html)

Na realidade, quanto maiores forem as oportunidades (criadas pelo próprio ou por terceiros) a que a Pessoa tenha acesso ao longo da vida, maior será a experiência e conhecimentos adquiridos, e maior probabilidade haverá de possuir uma melhor qualidade de vida. Mas não é assim tão linear, pois está dependente dos cuidados de saúde e educação que essa Pessoa recebeu nas fases iniciais da sua vida e do caráter e personalidade resultante.

As expectativas, os sonhos e anseios, que se formaram nessa Pessoa também acabam por influenciar, positivamente ou negativamente, essa qualidade de vida.

É caso para dizermos que o Valor Humano está imbuído de uma Qualidade de Vida, passando a existir uma relação dinâmica entre Valor e Qualidade.

Mas, de uma coisa podemos estar certos, TUDO o que se passar de BOM (com Valor Humano) nas primeiras fases da vida contribuirá com maior probabilidade para uma melhor Qualidade de Vida nas fases subsequentes. Não esquecendo que a coesão Familiar contribui positivamente para esta realidade.

Não nos podemos esquecer de um fator muito importante nesta ‘equação’ de vida – a Saúde.

Assumindo que a Pessoa consegue viver saudavelmente (sem problemas graves de saúde) e com qualidade de vida, na maioria das fases da sua vida, mantendo uma atividade de Valor, para si e para a Sociedade, maiores probabilidades terá de chegar à idade sénior e velhice com resistências físicas e psicológicas que lhe permitirão vencer questões difíceis que possam surgir.

Quanto maior for o Valor Humano adquirido ao longo de todo o processo de Vida, melhor preparado se estará para as fases finais. Ou seja, melhor será a Qualidade de Vida neste estádio em que ‘empurramos’ a morte para mais longe.

Tudo isto é muito bonito e positivo, e TODOS nós gostaríamos de ter acesso a fatores que contribuem para a Qualidade de Vida, mas muitas vezes não nos esforçamos o suficiente para obter o Valor Humano necessário para que essa relação de equilíbrio dinâmico exista.

Infelizmente a realidade atual mostra-nos que muitas Sociedades cuidam muito mal das primeiras e das últimas fases da vida das Pessoas, onde a falta de qualidade e de apoios demonstram a carência de Valor Humano durante a Vida.

Qualidade de vida - Augusto Cury

Alfredo Sá Almeida                                                                     22 de Novembro de 2015

 

 

 

Anúncios

One thought on “A Qualidade de Vida é intrínseca do Valor Humano

  1. Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s