Prioridades sem Valor Humano

Poder-da-Prioridade

Perante a enorme quantidade de problemas da nossa Sociedade Global, todos nós reconhecemos a necessidade de se estabelecerem Prioridades, para que a sua resolução vá ao encontro dos anseios das Populações.

Convém lembrar o significado de Prioridade para nos podermos focar devidamente no tema que irei abordar. Assim: Prioridade – Preferência conferida a alguém, relativamente ao tempo de realização do seu direito, com preterição do de outros.” (Dicionário Priberam)

Significa isto que é necessário uma Decisão e um Decisor para que se estabeleça e execute uma Prioridade. Em Sociedade estas decisões são normalmente de natureza e âmbito da Consciência e Inteligência Coletivas, onde o Decisor e as Pessoas objeto das Prioridades são Seres Humanos.

É precisamente neste ponto que, na grande maioria das vezes, quem decide as Prioridades Sociais, ou se encontra desfocado da realidade, ou não possui o Valor Humano necessário para tomar tal decisão.

Tornou-se comum ouvir falar em ‘interesses’ (pessoais ou coletivos) no momento dessa decisão tão importante. Os Decisores sofrem pressões (mais ou menos legítimas), de Pessoas influentes ou de grupos de Lobbies que se perfilam para influenciar as decisões.

Prioridade - José Saramago

Ou seja, “Prioridade é tudo aquilo que você dá mais Valor” – Pr. Luiz Cláudio Brandão. Mas é importante e urgente que a decisão não perca o foco e permita acrescentar Valor Humano.

Mas será lícito permitirmos que uma PRIORIDADE sofra influência de Lobbies?

Estou convicto que TODOS reconhecemos que as maiores prioridades sociais para um Ser Humano, são a Saúde, a Educação, Segurança e a Justiça Social.

Se nos focarmos apenas na Educação, podemos verificar que apesar de ser uma Prioridade, sofre tantas influências de outros interesses e Lobbies que acabam por prejudicar o Valor essencial em todo o processo educativo. Neste caso, as opiniões influentes e contraditórias sobre a transmissão pedagógica de Valores Humanos na Escola, acabam por resultar num abandono sistemático de Crianças e Jovens a influências nefastas na sua formação como Homens e Cidadãos. Ou seja, a Educação acaba apenas por cumprir parcialmente os seus princípios fundamentais.

É neste ponto que se faz sentir a maior carência de Consciência Coletiva de uma Sociedade.

Queremos TANTO e TUDO ao mesmo tempo que acabamos por nos perder do essencial e comum a TODOS NÓS: a inclusão no nosso SER dos Valores Humanos que nos permitirão ter Valor.

Prioridades - Nelson Mandela

No limite, podemos acabar como um paradoxo aparentemente irresolúvel, pelo facto de termos assistido, com o passar dos anos, a uma ‘evolução’ de projetos educativos que cada vez menos incluem os Valores Humanos no processo. Assim, poderemos chegar a um ponto onde a ausência de Valores é de tal ordem significativa que deixaremos de sentir a necessidade de Educação como Prioridade Social.

Alfredo Sá Almeida                                                                            6 de Fevereiro de 2016

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