O Efémero, a Mudança e o Futuro

MorenoSculpture

Escultura do artista Espanhol Manuel Martí Moreno (http://www.ideafixa.com/o-enferrujado-efemero-de-manuel-marti/)

Durante a nossa vida habituamo-nos a realidades distintas, umas construídas por nós, outras pelos nossos pares. Nem sempre essa construção de realidades tem o sucesso esperado e muitas vezes, quer umas quer outras, causam complicações irreversíveis e infelicidades desnecessárias na nossa e na vida dos outros.

O Amor, a dedicação e empenho que colocamos nessa construção faz toda a diferença para melhor.

Assumimos riscos normais e naturais que constituem aprendizagens várias, que resultam em crescimento, conhecimento e sabedoria. É disso que a vida se ‘alimenta’. O bom seria que todas essas experiências fossem positivas e construtivas, mas infelizmente uma boa maioria das vezes, para muitas Pessoas, resulta em tragédia.

O Efémero e a Mudança são constantes desta dinâmica que nem sempre constroem um Futuro coerente.

O caminho que percorremos para chegar onde queremos é, por vezes, tortuoso e difícil, mas torna-se reconfortante quando conseguimos uma boa parcela dos nossos objetivos.

É neste encadeado de acontecimentos efémeros, sujeitos a mudanças de percurso que o nosso Futuro se vai construindo.

Muitos de nós focam-se apenas nos resultados finais, mas os pontos críticos do caminho, ultrapassados ou não, são elementos essenciais da nossa construção.

Vem este tema a propósito daquilo que a grande maioria de nós vive em tempos de crise e de guerra e que se vê forçado a alterar para manter a dignidade, o valor e a coerência de uma vida a caminho de um Futuro sonhado.

Todos nós sabemos que as crises e as guerras são efémeras, provocam mudanças muito vincadas e nem sempre conduzem a um Futuro desejado e digno.

Estamos num momento crucial da vida do Homem, que em vez de criar Valor Humano, este se deixou enredar nas teias da corrupção, hipocrisia, agressividade, arrogância, ganância, e outras características pobres e indignas.

Seria esperado que soubéssemos corrigir os erros e recompor-nos nos caminhos, da Paz, da Fraternidade, da Igualdade e da Liberdade, desejadas pela grande maioria das Pessoas. Mas infelizmente não. Dá a sensação que quem detém o Poder não consegue (ou não deseja) esse caminho, mas aquele em que atualmente vivemos de sequências de efemérides de triste lembrança, sem Valor Humano, que nos conduzem a um Futuro declaradamente incerto e indigno de Seres Humanos.

Estamos perante governanças de oportunidades irremediavelmente perdidas, onde as mudanças desejadas de paradigma acabam por se transformar em continuidade de mediocridades.

Que bom seria que soubéssemos encontrar-nos nos pontos de convergência, suscetíveis de construção coletiva de um caminho global.

Assistimos indiferentes e incapazes de alterar o rumo dos caminhos traçados por Países (cada um por si), sem uma coerência global, num vislumbre de simples sobrevivência ou subserviência de Políticas dos detentores do Poder. Uns dirão que se trata do exercício da Liberdade de expressão, de execução e de decisão de Povos soberanos. Eu direi que tudo aquilo que prejudique a Liberdade da maioria dos Cidadãos (sejam eles de que País forem), não se trata de uma Liberdade de decisão adequada e correta para o Ser Humano.

A Vida do Homem nós sabemos que ainda é efémera, mas que as ideias e os ideais podem ser perenes. E são estas ideias e ideais que nos vão conduzindo ao Futuro.

O Homem ainda não conseguiu encontrar a harmonia na sua atuação, capaz de transformar a vida das Pessoas numa sequência dinâmica de realidades coerentes, onde a mudança seja natural e o Futuro digno.

Efémero

Alfredo Sá Almeida                                                                                     7 de Abril de 2016

 

Anúncios

2 thoughts on “O Efémero, a Mudança e o Futuro

  1. Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s