A Dinâmica do Valor Humano na Continuidade e/ou Mudança

A VIDA é a melhor representação de que a Continuidade e a Mudança são indissociáveis e existem em perfeito equilíbrio dinâmico. A evolução Humana é o resultado dessa dinâmica, onde os genes representam um papel importante. Na outra face desta ‘medalha’ evolutiva encontra-se o ambiente circundante e as influências positivas e/ou negativas que elas acrescentam à evolução.

A Vida pode ser representada por uma sucessão de fenómenos (nascimento, crescimento, declínio e morte) que possuem uma continuidade coerente sujeita às mudanças de percurso.

Continuidade e mudança

Esta citação de C. S. Lewis transmite brilhantemente a interligação destas duas realidades (Continuidade e Mudança).

O Homem tem a capacidade de manter esta dinâmica unida ou desmembrada. É nele que reside o poder supremo de nos transportar para o Futuro ou de nos fazer regredir evolutivamente.

Esta Mudança na continuidade, ou, Continuidade da mudança pode conduzir-nos muito longe no tempo.

As mudanças radicais ou saltos quânticos de mudança devem estar reservados para os fenómenos naturais e catastróficos, para os quais o Homem se deve preparar Social e tecnologicamente numa gestão exemplar de crises Humanas.

Nos últimos 150 anos da vida do Homem temos assistido a muito de TUDO, a excessos de toda a natureza praticados pela Inteligência e pela mais cruel animalidade Humana.

Mudança SH

A evolução tecnológica exponencial destes últimos anos tem produzido boas e más mudanças no Ser Humano, numa continuidade que nos poderá conduzir a um Futuro melhor para TODOS, ou só para alguns de Nós.

Na análise que faço dos últimos 70 anos da vida do Homem, verifico que se tem vindo a perder proporcional e sistematicamente Valores Humanos (tendo em linha de conta o aumento exponencial da população mundial). Houve barreiras que foram transpostas por impulso, em nome de uma Liberdade pouco Inteligente, que acabaram por se revelar desastrosas para o Valor Humano. Exemplo disso é a Qualidade de Vida das Pessoas que a meu ver se tem vindo a degradar, mercê de muitos aspetos de deficiente integração tecnológica na vida dos Seres Humanos e a uma gestão desastrada de marketing. Estamos a perder qualidades no contacto Humano e da vida em Sociedade, pela vida profissional acelerada, pelo stress diário continuo, pela falta de empatia, por uma deturpação do sentimento primordial do Amor e por uma miríade de pequenas/grandes mudanças operadas, que nos estão a conduzir a um Futuro pouco digno de Seres Humanos.

Como pretendemos melhorar significativamente o relacionamento Humano em Sociedade com estes ‘alfinetes’ espetados no nosso corpo?

Por outro lado, assistimos a uma concentração desmesurada de Valor não Humano, em Pessoas sem escrúpulos e sem ética, impelidos pela ganância do Poder ou do Dinheiro, com resultados catastróficos na Vida de muitas outras Pessoas, numa espiral de desigualdades inimaginável.

A meu ver, esta perda sistemática de Valores Humanos, com a consequente perda de Valor Humano, deveria dar origem a uma nova dinâmica de Valorização Humana com uma integração cuidada das melhores soluções das novas tecnologias que nos ajudem a ganhar inclusão social e consciência coletiva.

A degradação de Valor Humano pode e deve ser parada, com um incremento significativo da transmissão coerente de Valores Humanos no ensino regular, onde os Professores deverão receber formação especial para este efeito. Isto implicará um aumento do número de Professores bem preparados para uma mudança efetiva do funcionamento da nossa Sociedade Global.

Mudança Dalai Lama

A inovação, a criatividade e a tecnologia do Futuro têm de possuir Valor Humano para nos podermos identificar de forma coerente com esses desenvolvimentos, e, não cairmos em experimentalismos eticamente desequilibrados.

A grande maioria das carências emocionais, afetivas e até espirituais da atualidade devem ser erradicadas pela Educação (na Família e no Ensino regular). Os Valores que nos forem bem transmitidos pelos bons exemplos do funcionamento da Sociedade permanecerão na nossa mente, numa continuidade saudável suscetível de produzir mudanças sistemáticas de Valor Humano.

Alfredo Sá Almeida                                                                                             30 de Abril de 2016

Anúncios

One thought on “A Dinâmica do Valor Humano na Continuidade e/ou Mudança

  1. Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s