Como já tive oportunidade de escrever, em textos anteriores (*), os três pilares de sustentação da nova Sociedade Global de Valor Humano são: o Ser Humano, os Valores Humanos e a Educação.
Nesta Sociedade, tal como eu defendo (*), TODAS as Pessoas são suscetíveis de ser avaliadas por outras, com qualificação e certificação para tal, da qual resultará a atribuição de um Valor Humano.
“O sistema de avaliação é global e universal e é encarado com positivismo quer pelos avaliadores quer pelas Pessoas avaliadas.” – Alfredo Sá Almeida
O Valor atribuído a cada Cidadão é, também, um Valor económico que poderá ser trocado por produtos, serviços, formação, etc., necessários ao dia-a-dia de cada Um e à construção do seu desenvolvimento e do seu Futuro (*).
“Todo o Valor na Economia foi transferido para o Valor Humano. Os Seres Humanos possuem agora oportunidades IGUAIS para adquirirem Valor.” – Alfredo Sá Almeida.
O mundo global deixará de ter um sistema financeiro internacional (SFI) e dinheiro como valor na Economia.
Para uma maior compreensão deste meu raciocínio, recomendo aos meus Leitores uma leitura dos meus textos anteriores, onde é abordado com maior detalhe o método de funcionamento desta Sociedade paradigmática (p.f. ler (*)):
- “Valor Humano” – (https://saalmeida.wordpress.com/2015/03/20/valor-humano/);
- “Os Valores Humanos, os Antivalores e os Desvalores” – (https://saalmeida.wordpress.com/2015/03/30/os-valores-humanos-os-antivalores-e-os-desvalores/);
- “Características do Valor Humano comparadas com o valor do dinheiro” – (Características do Valor Humano comparadas com o valor do dinheiro);
- “Características de uma Sociedade baseada no Valor Humano” – (Características de uma Sociedade baseada no Valor Humano);
- “O Propósito do Valor Humano” – (https://saalmeida.wordpress.com/2015/09/04/o-proposito-do-valor-humano/).
Pelo facto de todo o funcionamento justo desta Sociedade de Valor Humano estar baseado num sistema de Avaliação de Pessoas em três vertentes – Pessoal, Profissional e Social – torna-se imperioso que cada Cidadão possua uma formação de base coerente, exigente e potenciadora de criatividade e excelência, onde os Valores Humanos são transversais a toda a Educação e a toda a Sociedade. Inerente a esta, estará o desenvolvimento do Pensamento Crítico de cada jovem que será aprimorado no adulto. Isto prende-se com o facto de se tornar essencial possuir competências de Pensador Crítico (ver fig.).
(http://www.porto.ucp.pt/pensamento-critico?msite=15)
“O pensamento crítico consiste em analisar e avaliar a consistência dos raciocínios, em especial as afirmações que a sociedade considera verdadeiras no contexto da vida cotidiana.
Essa avaliação pode realizar-se através da observação, da experiência, do raciocínio ou do método científico. O pensamento crítico exige clareza, precisão, equidade e evidências, já que visa evitar as impressões particulares. Neste sentido, está relacionado com o ceticismo e com a deteção de falácias.” – (http://conceito.de/pensamento-critico)
Para mim torna-se evidente a importância desta vertente de Pensamento estruturado, dada a natureza desta nova Sociedade e dos relacionamentos Humanos que se pretendem de Valor.
(http://dtl3239.weebly.com/6cs-times-two.html)
Numa Sociedade de Valor Humano, faz ainda mais sentido que os focos principais estejam orientados para os 6C’s (ver fig. acima), a Cidadania, a Criatividade, o Pensamento Crítico, a Comunicação, a Colaboração e a Educação do Caráter. Não nos podemos esquecer que o fulcro é um sistema de Avaliação de Pessoas. E, se pretendemos ter um equilíbrio dinâmico, com tendência de evolução positiva nesta Sociedade, o Pensamento Crítico é uma chave mestra para esse desígnio.
(http://www.thinkwatson.com/the-red-model/red-critical-thinking-model)
(Para Pensar de forma crítica, pense (R.E.D.) = R.A.T. – Reconhecer Pressupostos; Avaliar Argumentos; Tirar Conclusões)
Este será fundamental para uma cuidada e correta Avaliação de Pessoas. Lembre-se que não estamos a JULGAR Pessoas, mas sim a AVALIAR o seu Valor Humano.
Apesar de na atualidade a Avaliação de Pessoas ter um caráter essencialmente Profissional (sobretudo a nível Empresarial) e ter uma vertente diferenciadora salarial, estando sujeita a ser aplicada por quotas (dado o esforço financeiro que implica), o sistema de Avaliação Pessoas que estou a defender para esta nova Sociedade aplicar-se-á a TODAS as Pessoas, não para as diferenciar salarialmente mas sim no seu Valor Humano, sem a preocupação de aplicar qualquer tipo de quotas.
É pelo facto das Pessoas possuírem Valor Humano, baseado num sistema de avaliação de caráter Humano, que nos devemos precaver com o Pensamento Crítico, contra erros sistemáticos e sistémicos operados por Pessoas com Valor mas desfocadas da essência do Ser Humano inteligente.
Se não o fizermos estaremos a deturpar seriamente o Futuro de toda uma Sociedade Global de Valor Humano.
Alfredo Sá Almeida 23 de Maio de 2016
Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano
Pingback: Títulos dos textos publicados no Blog – ‘saalmeida’ – sobre Valor Humano – Valor Humano