Se…

Rudyard Kipling

Quando se está em fase de planear o Futuro é comum estabelecermos vários cenários. Estes são uma condição para diminuir a incerteza.

A Sociedade atual vive com muitos Ses porque está demasiado condicionada a referenciais que ‘aprisionam’ o interveniente. Por outro lado, com a perda constante de Valores Humanos o condicional tende a aumentar substancialmente.

Lembram-se do brilhante poema If (Se) de Rudyard Kipling (1895) [Prémio Nobel da Literatura em 1907]?

As condições para se SER um Homem eram tantas que o poema só poderia terminar, dizendo (Tradução Féliz Bermudes):

“…

Pairando numa esfera acima deste plano,

Sem receares jamais que os erros te retomem,

Quando já nada houver em ti que seja humano,

Alegra-te, meu filho, então serás um homem!”

A verdade é que as condições colocadas (caso as consiga cumprir) são excelentes conselhos para a formação de um caráter.

Mas quero transmitir-vos que a causa que tenho vindo a defender, uma Sociedade de Valor Humano, situa-se numa ‘esfera’ bem diferente da dimensão desse poema.

Os Valores Humanos quando bem interiorizados permitem-nos graus de liberdade nunca experimentados pelo Ser Humano. A razão está relacionada com a incondicionalidade como devem ser vividos esses Valores.

Lembremos alguns deles: Amor, Altruísmo, Amizade, Bem Comum, Cidadania, Civilização, Civismo, Comunidade, Consciência, Cultura, Dignidade, Educação, Esperança, Ética, Felicidade, Humanização, Idealismo, Igualdade, Justiça, Liberdade, Solidariedade.

Sugiro ao meu caro Leitor que experimente viver cada um deles INCONDICIONALMENTE. Se o fizer verificará que passará a viver numa ‘esfera’ bem acima daquela que atualmente vive. Com uma diferença substancial da mencionada no poema – estará na dimensão do Ser Humano.

Caso a Sociedade, no seu todo consiga esta proeza de viver INCONDICIONALMENTE os seus Valores Humanos, com confiança, genuinidade e entrega, então cada um destes VALORES terá a dimensão que corresponderá àquilo que o Homem sempre desejou para uma Sociedade de Valor.

Alfredo Sá Almeida                                                                                    21 de Agosto de 2016

Anúncios

3 thoughts on “Se…

  1. Totalmente de acordo com o que vc escreve neste texto, meu querido Alfredo ❤ Entretanto, da forma como escreve nos faz pensar que é muito fácil aplicarmos tais ensinamentos na vida prática, o que não acontece. A tarefa de formação do Caráter (do Bom Caráter) não é tão simples nem tão fácil. Se assim o fosse, teríamos um mundo repleto de seres humanos com Bom Caráter e,portanto, um Mundo muito melhor. Sempre me pergunto porque motivo os seres humanos sentem-se tão atraídos pelas coisas 'negativas' da vida. Serão elas mais encantadoras do que as 'positivas'?? Por quê, então, não as tornamos mais 'atraentes' para um número bem maior de pessoas do que acontece hoje??? Precisamos aprender mais e melhor sobre a nossa Sociedade Global, e este deverá ser o primeiro passo para alcançar os resultados que buscamos. Conseguiremos isso um dia??? Espero que SIM. ❤

    • Grato pelo seu comentário, minha querida Angela Alem. ❤ ❤ Eu sei que não é fácil a formação do Caráter meu Amor. Mas seguramente será mais fácil de ele for desenvolvido de forma INCONDICIONAL. ❤ ❤ Por exemplo, o nosso Amor é incondicional e é uma maravilhosa realidade. ❤ ❤

  2. Pingback: Títulos dos Textos publicados no Blog | Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s