Reconhecimento do Valor é essencial no Valor Humano

somos-todos-professores

(http://pt.slideshare.net/lauraneumann942/somos-todos-professores)

Reconhecer o Valor de alguém pelos seus actos e realizações tem um contributo muito positivo para a vida da Pessoa reconhecida, mas também para todos aqueles que gostam de aprender pelo exemplo.

A atitude de reconhecimento genuíno do Valor de um Ser Humano constitui um sentimento positivo que acrescenta estímulo, motivação, valorização e desenvolvimento pessoal.

O Valor Humano engrandece com todos os sentimentos positivos das Pessoas que rodeiam um nosso semelhante.

Não tenho elementos que me permitam concluir, na Sociedade atual, se o número dos reconhecimentos do Valor de Pessoas em vida é superior aos mesmos em morte. A meu ver, os reconhecimentos em vida possuem uma dinâmica mais positiva pois geram, seguramente, maiores repercussões sociais.

Considero que o reconhecimento do Valor de alguém após a sua perda para os demais constitui uma ‘distração’ de Valor.

Na Sociedade atual, elogios verbais na vida profissional, sem a respetiva contrapartida monetária justa, não constituem reconhecimento do Valor. Do mesmo modo, numa Sociedade de Valor Humano o reconhecimento não se ‘alimenta’ de dinheiro, mas sim de acréscimo Valor (substituto do dinheiro) *, assim como, de consideração e respeito entre Seres Humanos. Muitos de nós sabemos, que um bónus financeiro acrescenta muito menos Valor a quem os recebe, que o reconhecimento genuíno de alguém, por aqueles que acompanham de perto a vida dessa Pessoa.                                                                                             (http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-valor-do-reconhecimento-nas-empresas/74698/)

Na minha vida pessoal e profissional sempre valorizei mais a dedicação e empenho em causas que considerei importantes, e que me valorizariam como Pessoa, do que aquelas que apenas acrescentavam dinheiro sem o valor que eu admitia que elas não acrescentavam.

O dinheiro não é, nem nunca será, um bom indicador para valorização de quem quer que seja. É a própria Pessoa a chave determinante do Valor que dá e que recebe. É esta dinâmica interativa de dar e receber genuínos que vai condicionar o desenvolvimento Pessoal e a criação do Valor de cada um.

O reconhecimento não deve ser considerado como um instrumento de valorização Pessoal. Se o considerarem como um instrumento ele perde muito do sentimento que deve ter para influenciar positivamente toda a dimensão que envolve a Pessoa valorizada. O Homem tem uma tendência nefasta para instrumentalizar atitudes e comportamentos, que acabam gerando invejas e arrogâncias. Estes dois sentimentos, que deveriam ser tendencialmente banidos do Ser Humano, acabam assim por se tornar endémicos com toda a instrumentalização que o Homem coloca em muito do que empreende.

Eu tenho a Felicidade de estar, constantemente, em estado de reconhecimento do Valor, em relação às Pessoas que me rodeiam, ou que eu tenho a sorte de estar no seu círculo de influência. Esta interação de relacionamentos positivos é muito benéfica na dimensão humana, quando genuína. O Valor intrínseco dos nossos actos e realizações é independente do reconhecimento que os demais possam dar instantaneamente. É importante que tenhamos consciência do Valor Humano daquilo que nos propomos fazer e que se pode tornar explícito para os demais.

Reconhecer e ser reconhecido pelo Valor intrínseco e explícito é um acto da maior importância para a Valorização do Ser Humano. Deve ser praticado com verdade, justiça, razão, sentimento e equilíbrio emocional, sempre que contribua para um acréscimo do Valor Humano.

dont-be-impressed

Alfredo Sá Almeida                                                                                      14 de Janeiro de 2017

Nota *: Por favor ler os textos iniciais para compreender esta afirmativa.

Anúncios

One thought on “Reconhecimento do Valor é essencial no Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s