Aprender e Ensinar Valores Humanos pelo Exemplo

Os Valores Humanos são matéria demasiado importante e essencial em Educação, que devem merecer uma atenção especial nas metodologias de transmissão dos seus conceitos, para crianças, jovens e adultos.

De entre todas as metodologias a utilizar nessa transmissão, o EXEMPLO é aquela que melhores resultados produz. Definição de Exemplo: ‘Tudo o que pode ou deve servir para modelo ou para ser reproduzido’.

“Faz sentido ensinar de maneira que corresponda ao modo como o nosso cérebro aprende melhor.” – Mind Shift (https://ww2.kqed.org/mindshift/).

como-o-cerebro-aprende

Fig. 1. -Como o Cérebro aprende – Mind Shift https://www.facebook.com/MindShift.KQED/posts/1209124415790142:0

“Não há modo de mandar, ou ensinar mais forte, e suave, do que o exemplo: persuade sem retórica, impele sem violência, reduz sem porfia, convence sem debate, todas as dúvidas desata, e corta caladamente todas as desculpas. Pelo contrário, fazer uma coisa, e mandar, ou aconselhar outra, é querer endireitar a sombra da vara torcida.” – Manuel Bernardes (Padre e Escritor do Séc. XVII), in ‘Luz e Calor’.

Como querem que as crianças e jovens aprendam pelo exemplo se não respeitarem o seu ritmo? A vida atual é tão agitada que os Pais nem tempo têm para ter um ritmo adequado aos seus filhos! No entanto, o exemplo dos Pais, durante todo o tempo de convívio, é fundamental para uma boa aprendizagem de Valores Humanos. Na ausência dos Pais, deve sempre ser considerada uma alternativa viável para essa transmissão. Seja uma família de acolhimento ou a Escola, qualquer delas deveria estar habilitada para esta transmissão de testemunho, em moldes pedagogicamente adequados.

Existem Organizações sem fins lucrativos, como a Human Values Foundation (http://www.humanvaluesfoundation.com/) que possuem material pedagógico para a Educação em Valores Humanos adequado às várias faixas etárias de crianças e jovens.

hvf-educacao-em-valores-humanos

O mesmo acontece com a Escola de Cidadania (http://www.escoladecidadania.org/) que no seu site internet possui no menu Valores Básicos (http://www.escoladecidadania.org/valores-basicos/amor/) e menu Downloads (http://www.escoladecidadania.org/downloads/), material adequado para esta importante tarefa.

escola-de-cidadania

As metodologias aqui apresentadas são produzidas por profissionais competentes e experientes em matéria de Valores Humanos. Constituem bons exemplos a serem seguidos na transmissão desta importante e essencial missão.

Devem ainda ser considerados como exemplos os filmes, que pela sua qualidade interpretativa, argumento e mensagem, podem ser usados por Professores e Pedagogos para transmitir os conceitos dos Valores, muitas vezes difíceis de transmitir por palavras. Assim, apresento uma relação de links internet que mencionam tais filmes (com exemplos excelentes de atitudes e comportamentos, para debate):

  1. http://delas.ig.com.br/comportamento/2013-01-11/filmes-com-licoes-de-vida.html
  2. http://moralidadevalores.blogspot.pt/p/sugestoes-de-filmes.html
  3. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1490-8.pdf
  4. http://armazemdetexto.blogspot.pt/2015/04/15-filmes-sinopse-e-atividades-para.html#!
  5. http://www.1mais1.com/post/os-50-melhores-filmes-infantis-89

Eu tenho vindo a alertar, através dos meus textos neste Blog “Valor Humano” e dos meus Livros, para a necessidade urgente e imperiosa de se realizar, a nível global, uma Educação formal em Valores Humanos para Professores, Crianças, Jovens e Pais, de modo a proporcionarmos a TODOS neste mundo um melhor convívio em Cidadania e uma maior Humanidade entre TODOS os extratos da População.

Mãos-à-obra meus caros Leitores! Esta é uma missão de TODOS NÓS. O Futuro está nas nossas mãos, para que os nossos filhos o possam perpetuar em melhores condições de Humanidade.

Alfredo Sá Almeida                                                                          4 de Fevereiro de 2017

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s