Os Caminhos que nos conduzem ao Futuro

right-wrong-directon

Uma resposta a uma simples questão: “Are things going in the right direction?”(Fonte: Ipsos Public Affairs) – Finance Watch https://www.facebook.com/financewatch/?fref=nf

Todos nós sabemos que as sondagens de opinião valem o que valem. No entanto, não devemos desprezá-las quando nos dão indicações da vontade dos Cidadãos. Podemos não ter todas as informações, mas sentimos que os caminhos por onde nos estão a conduzir não são os corretos.

Senão, reparem quais são as principais preocupações a nível mundial (p.f. ver próxima imagem), tendo em consideração o referencial de amostragem (amostra representativa de adultos entre os 16 e 64 anos, relativa a Novembro de 2016).

No topo dessas preocupações vemos:

  1. Desemprego;
  2. Pobreza e desigualdade social;
  3. Corrupção financeira e política;
  4. Crime e violência;
  5. Cuidados de saúde;
  6. Educação;
  7. Terrorismo;
  8. Impostos;
  9. Declínio moral;
  10. Controlo de imigração.

world-worries

Destas 10 maiores preocupações, duas delas: a) Pobreza e desigualdade social; b) Corrupção financeira e política; sofreram um aumento relativo à anterior sondagem.

Tenho a sensação que os Líderes mundiais se estão a enganar na direção. Ainda estão focados nos ‘velhos’ paradigmas do passado das ‘crises’. Seja qual for a direção que estejam a pensar, não vai dar bons resultados para onde nos estão a conduzir.

Esta será uma altura excelente para mudar de Paradigma e dar uma oportunidade a TODOS de seguirem na direção correta do desenvolvimento sustentado em equilíbrio com a Biosfera, onde o PODER do dinheiro se subalternize à vontade dos Cidadãos e ao Valor Humano.

Sobre esta matéria, alerto os meus Leitores para matéria produzida pelo World Economic Forum sobre as previsões para o Mundo em 2030 (https://www.weforum.org/agenda/2016/11/8-predictions-for-the-world-in-2030/?utm_content=bufferdda7f&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer).

Nelas podemos verificar as grandes contradições dos Líderes que ‘produzem’ o Futuro. A falta de consideração e respeito pelo Ser Humano.

No final dessa página é apresentado um vídeo resumo sobre as “8 previsões para o mundo em 2030”. A certa altura do vídeo (https://www.facebook.com/worldeconomicforum/videos/10154159674886479/) é transmitida a previsão de que um bilião de Pessoas estarão deslocadas devido às alterações climáticas.

Esta triste realidade comparada com todas as outras deveria produzir, por si só, mudanças sensíveis para corrigir a situação e provocar alterações significativas em todas as previsões.

Se nos deixarmos adormecer acordaremos no caos da extinção.

Nós podemos alterar este Futuro!

Alfredo Sá Almeida                                                                                10 de Fevereiro de 2017

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s