O Valor Humano requer uma Educação Holística

holosgenesis

A palavra Holístico (a partir do termo holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”) foi criada por Jan Christiaan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul (de 1919 a 1924 e de 1939 a 1948), no seu livro de 1926, “Holism and Evolution”, que a definiu assim: “A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer “todo” como sendo maior do que a soma de suas partes”.

Este é um conceito, que mesmo não sendo usado como o princípio postulado por Smuts, representa bem a dimensão evolutiva da Vida no nosso Planeta. Não se torna difícil reconhecermo-nos nele, pois o processo evolutivo do Homem possui uma dinâmica própria, resultado das mais variadas práticas e interações culturais.

Uma coisa é certa a dimensão do Homem pode sempre ser maior que a soma de todas as práticas culturais. O seu Valor Humano pode resultar da aplicação do conhecimento holístico na sua Vida.

O que o Ser Humano não compreende na globalidade pode sempre pesquisar na compreensão das partes e chegar a uma soma que se aproximará do TODO comum.

Estudar muito para saber pouco

Este é um paradoxo que o conhecimento formal terá muita dificuldade em explicar apenas por palavras.

Aqui chegados, não se torna difícil compreendermos a importância que uma Educação Holística terá na formação das mentes Humanas. A ‘Luz’ e o esclarecimento acabará por sobressair da aprendizagem bem conduzida por profissionais educativos, professores, mentores, educadores, etc. O Valor Humano poderá ganhar dimensão com a Educação Holística.

Mas o Homem tem muita dificuldade em pôr-se de acordo com os seus pares para estruturar e conduzir uma Educação Holística que se adapte ao mundo global. Senão vejamos o que a Consciência Coletiva sobre o fenómeno da Educação formal nos revela, neste excelente artigo de Laura Silver na página internet do World Economic Forum (1 de Setembro de 2017):

Education Consensus

(https://www.weforum.org/agenda/2017/09/this-is-how-people-around-the-world-view-education?utm_content=buffera6031&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer)

Neste gráfico poderemos ver que não existe consenso, entre os diversos Países do mundo, para o melhor tipo de Educação, seja entre Competências académicas básicas encorajando as disciplinas ou Ser Criativo e pensar independentemente.Daqui resulta que o Homem tem de melhorar muito a sua Consciência e Inteligência Coletivas para um melhor Futuro.

Vejamos alguns casos para melhor compreensão.

• Caso da Foto versus Filme:
Quando tiramos uma foto de um acontecimento, seja de que natureza for, essa foto representa apenas um momento desse acontecimento. Poderá até ser um momento representativo do acontecimento e esclarecer algo com maior detalhe, se a foto for excelente. No entanto, se fizermos um filme de todo o acontecimento ficaremos com a compreensão global do mesmo, mesmo que possamos perder algum detalhe ou pormenor. A atenção e capacidade de compreensão de quem visiona o filme é muito importante para o esclarecimento total do acontecimento.

• Caso da Contemplação versus Ação:
Alguém com uma predisposição maior para a Contemplação poderá ganhar uma compreensão pormenorizada sobre um determinado tema ou assunto parcelar e adquirir uma dimensão esclarecida sobre um fenómeno. Por outro lado, quem tiver uma atitude predominante para a Ação conseguirá ganhar uma compreensão do conjunto, até mesmo da interação entre as partes, que de outro modo seria mais difícil. As dimensões atingidas por cada um dos referenciais são importantes e têm tendência a completar-se. Dependerá muito da capacidade interpretativa de cada um dos intervenientes.

Se a nossa mente for capaz de abranger ambas as dimensões, focadas nestes casos exemplo, estaremos seguramente mais próximos de um tipo de pensamento Holístico, que terá de se basear num grande conhecimento de uma grande variedade de fenómenos para poder esclarecer adequadamente (e poder fazer ‘Luz’) sobre um tema complexo.

Existem tantos mistérios por explorar e compreender que o desenvolvimento do pensamento e conhecimento holísticos serão de uma enorme utilidade para a Evolução Humana. Sem dúvida que a existência de uma capacidade de visão holística sobre esses mistérios ou fenómenos acrescentará muito à compreensão global.

O Valor Humano possui muitas dimensões, tantas quantas as interações possíveis entre elementos da mesma espécie, e daquelas com elementos doutras espécies. O importante é que o resultado final dessa multitude de interações seja pacífico, esclarecedor e harmónico sob o ponto de vista cultural da nossa espécie.

O método científico é um bom ponto de partida para a compreensão das partes. A compreensão da multitude das disciplinas científicas requer uma mente com capacidade global. Mas existe tanta ‘matéria’ para além do conhecimento científico, que este ainda não consegue explicar, que devemos estar muito atentos para não nos perdermos num caos de conhecimento.

Um dos maiores problemas da Humanidade é a grande falta de Educação, de qualquer tipo, e a multitude de interesses distópicos que acaba conduzindo o Homem para atitudes e comportamentos mais próprios de uma distopia do que de Valor Humano.

Alfredo Sá Almeida                                                                               3 de Setembro de 2017

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