Antivalores gratuitos!

O mundo dos Valores Humanos está a necessitar de uma revitalização em todas as frentes. Na Educação Escolar estes são esquecidos com muita frequência. Já na Educação Familiar, apesar de presentes, não estão efetivos num número muito significativo de Famílias. Significa que não havendo uma prática corrente destes Valores, as características fundamentais dos Seres Humanos vão-se perdendo no tempo.

Por outro lado, os Antivalores, esses são gratuitos! Aqueles que os praticam nem necessitam de ter um motivo para os executar. Pode parecer um contrassenso, mas a permissividade e a ausência generalizada de Valores Humanos acaba por não contribuir para a valorização do Ser Humano.

Que a prática de Valores Humano seja gratuita, é perfeitamente admissível. Aliás eles são por natureza desinteressados e espontâneos na sua aplicação em Sociedade. Já quem pratica Antivalores o faz a coberto de uma Liberdade distorcida, por um sentido profundamente egoísta e sem causa ou motivo. Pratica-os porque lhe apetece e porque encontra no outro uma justificação injustificável para o executar. Por que sim! Pronto!

Em questões de ‘mercado’ costuma dizer-se que “Não há almoços grátis”. No mundo financeiro e no mundo do crime organizado tudo se paga! Muitas vezes com a própria vida. Desde que seja para ganhar posição de poder, tudo está justificado. Neste caso os Antivalores praticados não são grátis, porque são resultado de uma meticulosa distorção da Educação. Tudo tem um preço!

Agora, naquelas atividades ‘criminosas (*)’ diárias e sem organização, resultantes da ausência de Valores Humanos e de uma Educação cuidada, os Antivalores praticados são gratuitos (e muitas vezes irracionais).

Sejam gratuitos ou com um custo determinado, o mundo dos Antivalores parece estar a ganhar ao mundo dos Valores Humanos. A continuar assim, temo que o Homem acabe por perder as suas características Humanas.

A Justiça e a Educação formal Escolar estão a necessitar de melhorias significativas de qualidade e cidadania.


Nota (*): Chamo de atividades ‘criminosas aquelas que estão desenraizadas do bem-comum e do interesse social com Valor e que não obedecem a uma cultura de cidadania.

Alfredo Sá Almeida                                                                         27 de Janeiro de 2018

Anúncios

One thought on “Antivalores gratuitos!

  1. Pingback: Títulos dos textos publicados no Blog – ‘saalmeida’ – sobre Valor Humano – Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s