Uma Sociedade de Valor Humano acaba com a solidão!

Solidão3

Em Novembro de 2012 escrevi um texto intitulado “A Solidão e o Futuro”, publicado no meu primeiro livro “O Homem e o Futuro – o percurso, o ritmo”. Nele ajudo a desbravar os caminhos do Futuro onde a Solidão deve estar ausente. Finalizo o texto afirmando:

“Convém lembrar que o Futuro que procuramos é o da Paz, Dignidade, Liberdade e Independência de todos os Seres Humanos com respeito e solidariedade, para não nos desfocarmos do sentido desejado.

Assim sendo, muito provavelmente, é no conteúdo da palavra solidariedade (e na sua prática) que o Homem mais facilmente se afastará da Solidão no Futuro.
O próprio conhecimento em si é um fenómeno de partilha, enquanto a sabedoria é intrínseca a quem partilha. Esta é mais uma razão pela qual neste caminho de Futuro não existe solidão nem solitários. Todos estaremos acompanhados por aqueles que não pretendem esquecer-se de nós.” – Alfredo Sá Almeida.

Mais recentemente, este tema tem sido objeto de muita notícia: “Quando a solidão é um problema tão grave que justifica um Ministério” – 28 de Janeiro de 2018 –

(http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2018-01-28-Quando-a-solidao-e-um-problema-tao-grave-que-justifica-um-Ministerio).

Não porque, entretanto, os líderes mundiais e governamentais tenham encontrado as soluções para os problemas ‘gritantes’ e crescentes da solidão em que um significativo número de Seres Humanos se encontram! Mas porque no Reino Unido os problemas desta natureza atingiram uma escala preocupante. “A verdade é que não se trata de um problema singular. Afeta pessoas de todas as idades, com e sem deficiência, recém-mamãs, refugiados, quem tem família chegada e quem não tem, e não tem uma solução simples. O meu desafio é o de criar e coordenar uma estratégia que cruze o Governo, empresas, instituições de caridade e muitos outros parceiros para durar uma geração”, explicou Crouch, no seu perfil de Facebook, recordando ainda o empenho desenvolvido pela trabalhista Jo Cox. Cox foi uma das principais impulsionadoras dos estudos da solidão nos últimos anos e criara mesmo uma comissão dedicada ao assunto, antes de ser assassinada em 2016.
Um primeiro relatório dessa comissão aventa que nove milhões de adultos estão frequentemente, ou sempre, solitários e que 3,6 milhões de pessoas com pelo menos 65 anos vêm na televisão a principal forma de companhia. A estratégia final vai ser publicada durante este ano.” É neste contexto que nasce a necessidade de criação do referido Ministério da Solidão, segundo a notícia que mencionei.

Pois bem, temo que o caminho que começa a ser trilhado para o Futuro próximo não seja o mais adequado para os graves problemas da Solidão dos Seres Humanos em Sociedade. Isto deve-se ao facto da Sociedade atual estar enferma de muitos outros problemas, igualmente graves, e que acabam por contribuir para o fenómeno triste da Solidão.
Um desses problemas é a ausência crescente de uma prática corrente de Valores Humanos em Sociedade. Estes têm sido objeto de inúmeros textos que tenho escrito neste Blogue, que vêm justificando o desenvolvimento de uma Sociedade de Valor Humano, como um novo Paradigma para a Sociedade Futura.

A ausência, que menciono frequentemente, é a da Educação em Valores Humanos na Escola Pública, em complemento com a Educação em Valores Humanos no seio Familiar. Mas, também, a carente e praticamente ausente prática diária dos Valores Humanos, no relacionamento em Sociedade.

Temos de reconhecer que sem esta prática e essa Educação (Escolar e Familiar), as soluções que surgirem apenas vão atenuar sem resolver o problema de fundo.

Em 2012 eu mencionava os Valores da “…Paz, Dignidade, Liberdade e Independência de todos os Seres Humanos com respeito e solidariedade…” que continuam a ser os fulcrais para a solução definitiva deste problema. Estes Valores Humanos aprendem-se numa Educação bem orientada e devem ser praticados frequentemente!

Os meus caros Leitores consideram que os Valores que referi são respeitados e praticados por uma grande maioria dos Seres Humanos deste Planeta?

Alfredo Sá Almeida                                                                             28 de Janeiro de 2018

Anúncios

3 thoughts on “Uma Sociedade de Valor Humano acaba com a solidão!

  1. Meu querido Alfredo, meu escritor favorito ❤ ❤ Como sempre você vai direto ao ponto para despertar seus leitores para as consequências da ausência de Valores Humanos na nossa sociedade, já tão carente no Presente e mais ainda no Futuro, piorando a cada dia caso nós, como cidadãos, nada fizermos para que as novas gerações não sejam atingidas também pelo sentimento de Solidão. O ser humano, um ser totalmente gregário, NÃO SOBREVIVE SÓ. ELE NECESSITA do convívio com outras pessoas. Não apenas quando fica doente, mas para trocar idéias, informações, atenção, carinho… para manter sua Autoestima e ficar bem consigo mesmo. Experiências científicas antigas já mostraram que bebês que receberam assistência 'física' constante, perfeita no que diz respeito à alimentação, banhos e trocas de fraldas constantes e diárias…, mas sem envolver contatos visuais e verbais, carinho, atenção emocional e psicológica, vieram a falecer. E bebês que mesmo carentes de cuidados físicos e alimentação adequada sobreviveram e tiveram uma vida equilibrada e tranquila. Neste ponto é que tomamos consciência da importância de se desenvolver não só nas crianças como também nos adultos (seja que idade eles tenham) o sentimento de Pertencer – seja na Família, na Sociedade…), para que este sentimento de SOLIDÃO NÃO ACABE COM A VIDA E FELICIDADE DAS PESSOAS. ❤ ❤

    • Grato pelo seu comentário e pela sua apreciação, meu Amor. ❤ ❤ Se nada fizermos os problemas de solidão tenderão a aumentar e a agravar a situação da Sociedade, em todas as faixas etárias.

  2. Pingback: Títulos dos textos publicados no Blog – ‘saalmeida’ – sobre Valor Humano – Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s