Os erros de percurso de hoje serão os desastres do futuro

Este título é uma evidência preocupante, sobretudo para quem é incapaz de aprender com os erros e de construir melhores soluções para o Futuro da Humanidade.

Nas últimas décadas da sua vida o Homem tem seguido imensos percursos, numa ânsia de encontrar um Futuro que se ajuste à sua espécie. Mas infelizmente está a fazê-lo de modo ‘desnorteado’ e ele próprio acaba não sabendo a que caminhos vai conduzir a Humanidade. Mesmo quando sabe, com um grau elevado de probabilidade a que fim poderá conduzir, prefere ignorar o conhecimento das realidades factuais para se refugiar numa criatividade destruidora.

Estes são erros que o Homem pagará muito caro num Futuro próximo. O Homem encontra-se num percurso em direção ao abismo, mas como tem uma obsessão de realizar ‘skydiving’ ou voar usando um ‘wingsuit‘ não está preocupado com o resultado.

Vamos dedicar-nos, um pouco, às realidades factuais:

RF 1https://hypescience.com/humanos-sao-001-da-vida-no-planeta-mas-ja-destruimos-83-dos-mamiferos-selvagens/

RF 2https://www.weforum.org/agenda/2018/05/depression-prevents-many-of-us-from-leading-healthy-and-productive-lives-being-the-no-1-cause-of-ill-health-and-disability-worldwide/

RF 3https://mood.sapo.pt/adicao-digital-estudo-comprova-ligacao-entre-uso-excessivo-de-dispositivos-digitais-e-depressao/
RF 4http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ambiente-como-as-alteracoes-climaticas-transformam-a-economia-2-299486

E podíamos continuar com muitas outras tristes realidades factuais. O grande problema destas tristes realidades é que produzem muito desespero, muita depressão, muito medo do Futuro, muito stress, muita ansiedade, que acaba destruindo presentemente e psicologicamente as vidas de muitas Pessoas. Os decisores Humanos, Líderes mundiais, Políticos e Financeiros, de todos os quadrantes, possuem a grande responsabilidade por estes percursos desastrosos. No entanto, demonstram ser incapazes de produzir mudanças de fundo e de Paradigmas, conduzindo muitos de nós para o abismo (mesmo não estando nós preparados para fazer ‘wingsuit flying’).

Em 2014, no meu livro “Despertar para o Futuro”, tive a oportunidade de escrever um texto, intitulado “A Negligência e o Futuro da Humanidade”, de alerta para a mudança de rumo.

Escrevi então: “O Homem começa a ter conhecimento científico comprovado de que determinados eventos, profundamente negativos em certos momentos da sua vida (como o stress, alimentação deficiente, vícios, abusos de vária ordem, etc.), têm influência nos genes que são transmitidos às gerações seguintes. A ponto de os seus filhos e netos virem a sofrer de doenças e dos mesmos sintomas dos seus Pais e Avós, sem terem sido expostos a esses eventos que provocaram essas ‘alterações’ genéticas [estou a falar da EPIGENÉTICA]. “A Epigenética representa a tua vontade consciente de mudar o teu Futuro escrito”. – Carlos Martorell.

Este é o momento para mudar e começar a preparar o nosso Futuro Coletivo, reganharmos Valores Humanos e transformarmo-nos em verdadeiros Seres Humanos.

Não costumo ser alarmista, mas se não mudarmos as nossas atitudes e comportamentos, não auguro nada de bom para a Humanidade e para o nosso Planeta, num Futuro não muito distante.

Homens com espírito bélico, predador, agressivo, prepotente e dominador são comportamentos que deveriam ser banidos dos ‘hábitos’ dos Homens que se dizem Humanos. Se não o fizermos, consciente e corretamente, seremos acusados de negligência grosseira no Futuro. Ou então, teremos de nos conformar com as mudanças que acontecerão fora do nosso controlo, provocadas por esses homens subvertidos.

E não me venham dizer que esses comportamentos desviantes são necessários à sobrevivência!

Poderemos vir a ser processados pelos nossos Filhos e Netos por essa triste negligência.

Se nos apelidamos de Homens inteligentes e racionais temos de ser muito mais conclusivos, conscientes e verdadeiros, dado o conhecimento desta nova realidade alarmante.

A nossa consciência não terá descanso no Futuro, sabendo o que poderíamos ter evitado às gerações vindouras e nada fizemos, por comodismo, desinteresse, arrogância, prepotência e NEGLIGÊNCIA PURA.

Será que pretendemos desenvolver um Futuro de dependentes de TUDO, viciados em tudo o que não presta para o Homem, mesmo tendo a capacidade (inteligência) de mudar o rumo dos acontecimentos?

Será você também um NEGLIGENTE real ou potencial?

Acredito, pela positiva, que se nos tornarmos mais empáticos, solidários e interventores assertivos na Sociedade, imbuídos de Valores Humanos consolidados, os nossos genes poderão sofrer ‘alterações’ positivas e por consequência, as gerações futuras se beneficiarão dessas boas influências.

O mesmo se passa com as mudanças que temos de produzir no nosso estilo de vida atual, pleno de stress e de ansiedade, onde as Pessoas se sentem pressionadas a toda a hora, por todos os motivos do dia-a-dia.

Todas as melhorias contínuas, de atitudes e comportamentos, que conseguirmos resgatar para o Ser Humano, corrigindo vícios e maus hábitos, terão seguramente boas influências a longo prazo.

Cabe-nos decidir o nosso Futuro individual e coletivo, e, nesta decisão o fator EDUCAÇÃO tem um peso enorme no Futuro. Muitos de nós sabem o que deverá ser realizado para passarmos a ter uma Educação de qualidade para TODOS. Resta sabermos transmitir e sensibilizar a TODOS (incluindo os Governantes) para esta tarefa ciclópica e, em simultâneo, aliciante e motivadora, capaz de mobilizar e transformar uma Sociedade inteira.

Muito se tem falado do Amor ao próximo, por vezes de uma maneira leviana e superficial. Esta é a altura de demonstrarmos o que o verdadeiro AMOR pode fazer pelo resgate do Ser Humano que está ‘adormecido’ dentro de muitos de nós.” – Alfredo Sá Almeida.

Já tivemos tempo para aprender com os nossos erros e de nos colocarmos de acordo com melhores rumos a seguir para o Futuro. Caso não o façamos estamos a ser coniventes com os decisores do rumo ao abismo.

No passado recente surgiu um vídeo produzido por Nick Foster (2016) – líder do departamento Google X – que nos alerta para o facto de as nossas decisões poderem vir a ser ‘manipuladas’, como utilizadores das redes sociais e internet.

RF 5https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/sera-possivel-manipular-as-decisoes-dos-humanos-atraves-da-informacao-e-conduzi-las-para-um-bem-maior#_swa_cname=tek_share&_swa_cmedium=web&_swa_csource=facebook&utm_source=facebook&utm_medium=web&utm_campaign=tek_share

Recomendo a visualização atenta do vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=iqUCX5rPQug) mencionado neste artigo. “THE SELFISH LEDGER” ou “A RAZÃO EGOÍSTA” é um documento importante para a nossa Consciência Coletiva. Segundo o autor do artigo em questão “O conceito parece retirado de uma distopia orwelliana, mexendo com as questões da privacidade das pessoas. No entanto, não se trata de nenhum produto, tampouco existem planos para tal tecnologia. Segundo declarações da Google ao Business Insider, o vídeo foi produzido exatamente com o objetivo de ser provocativo, alimentado por uma técnica conhecida como “design especulativo” para explorar ideias menos confortáveis e provocar a discussão e o debate.”

Toda esta realidade é muito preocupante, mesmo sem adicionarmos outros temas como Inteligência Artificial, Robôs Humanoides, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, etc. O mal não está nestas tecnologias, mas nos ‘desvios aberrantes’ que o Homem ganancioso e prepotente lhes poderá dar para manter indevidamente um Poder que não merece e que não possui Valor Humano.

Realidade Virtual4

Já nos basta o drama das drogas e dos vícios humanos para destruir a Humanidade. Se acrescentarmos os ‘desvios aberrantes’ da tecnologia, então o Ser Humano será erradicado de vez da face do Planeta.

A meu ver existem razões mais que suficientes para eu continuar a defender o Paradigma do Valor Humano e a difusão generalizada dos Valores Humanos na Educação.

Alfredo Sá Almeida                                                                                 23 de Maio de 2018

Anúncios

One thought on “Os erros de percurso de hoje serão os desastres do futuro

  1. Pingback: Títulos dos textos publicados no Blog – ‘saalmeida’ – sobre Valor Humano – Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s