Por onde seguir? Futuro possível ou Futuro desejável?

encruzilhada

Esta é uma matéria sobre a qual deveria haver maiores consensos e maior empenho nas decisões que nos conduzem ao Futuro.

São duas atitudes distintas de liderança que exigem esforços diferentes. O grande problema está na forma como encaramos o Futuro e como nos conduzimos até ele. Depende muito da vontade e determinação de evitar o plausível e atingir o desejável com a maior adesão dos que nos acompanham na ‘caminhada’.

A meu ver, a maioria das lideranças de gestão contentam-se com o possível por falta de equipas capazes de construir um Futuro desejável para a Empresa. O mesmo se passa na Política dos Países. Quando as equipas governativas são coesas, competentes e bem focadas no cumprimento dos programas (e estes são ambiciosos), normalmente é atingido o desejável e a População sente-se satisfeita com os resultados. O mérito estará sempre na audácia que congrega adesão e dimensão realizável.

É evidente que a atitude desejável requer uma visão estratégica e um plano de execução que não se desfoque do essencial, sem perder a maleabilidade e a atenção para lá chegar.

A Humanidade está muito carente de um Futuro desejável, mas a indiferença, o egocentrismo e a distração é tanta que as Pessoas se perdem com facilidade, por falta de lideranças conhecedoras e competentes para não se desfocarem do essencial para chegar ao destino.

A Inteligência e Consciência Coletivas são boas conselheiras mas não suficientes. O domínio da Liderança é fundamental e a persuasão bem articulada uma necessidade.

Mais uma vez relembro que se torna essencial o Valor Humano, para cumprir com ética todos os propósitos do desejável.

Abandonemos o conformismo e o plausível e sejamos capazes de dar os saltos quânticos suficientes para chegarmos bem ao desejável, mas em Paz.

Alfredo Sá Almeida                                                                                       31 de Julho de 2018

Anúncios

One thought on “Por onde seguir? Futuro possível ou Futuro desejável?

  1. Pingback: Títulos dos textos publicados no Blog – ‘saalmeida’ – sobre Valor Humano – Valor Humano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s