“Morrer de sede em pleno mar!”

friedrich_nietzsche_e_terrivel_morrer_de_sede_no_mar

Estou inteiramente de acordo com o Escritor e Poeta João Miguel Fernandes Jorge quando afirma – “Importa que não haja ilusões sobre este ponto: é que todos podemos morrer de sede em pleno mar.” (https://www.escritas.org/pt/joao-miguel-fernandes-jorge)

Mas afinal, não é esta a realidade que o Homem tem desenvolvido em pleno século XXI?

Basta sermos bons observadores da realidade Política, Financeira, Social, Ambiental, etc. para nos apercebermos que o Homem está a caminhar para um deserto líquido do qual não pode usufruir nem alimentar a sua vida. É o mesmo que dizer que o Homem, fonte de inteligência e desenvolvimento civilizacional, está a construir um NÃO FUTURO.

O mais caricato de tudo isto é que o NÃO FUTURO é uma incongruência civilizacional. Se somos a única espécie responsável por esta evolução de civilizações, como é possível que estejamos a destruir os pilares de sustentação dessas civilizações?

Os ritmos de mudanças tecnológicas, por si só, não explicam esta contradição. Mas a sistemática e continuada abstenção de vivência em Valores Humanos está a destruir todos os equilíbrios civilizacionais, sem que se aplique um crescendo de um novo Paradigma de Sociedade Humana.

Não sei se os meus Leitores já se aperceberam do que se está a passar no fenómeno chamado de Globalização. A meu ver, o que se está a passar é o oposto da construção de uma Sociedade Globalizada, supostamente mais inteligente, iniciadora de estabilidades dinâmicas e sustentáveis, favoráveis a uma civilização de Seres Humanos.

Será que desta aberração evolutiva poderá surgir um advento com melhor Futuro? Alguns dirão, ‘vamos esperar para ver!’. Esse é o maior dos perigos, esperar que ‘por geração espontânea’ surja algo melhor. Ou seja, do caos organizado surja um equilíbrio transcendente.

Esta é uma reflexão fundamental a todos os Cidadãos deste mundo.

Viver uma vida por toda a eternidade

Alfredo Sá Almeida                                                                                   4 de Agosto de 2019

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s