Chega! Consumam, descartem, poluam! O clima que se dane!

Alterações climáticas

Pelo que me é dado observar e verificar, as Pessoas gostam de extremismos e comportam-se como ‘meninos mimados’ perante as circunstâncias fulcrais da nossa vida civilizacional.

Considero que as novas gerações andam á deriva por falta de orientações pedagógicas que as levem a descobrir dois referenciais importantes e essenciais na nossa vida em Sociedade: o Bem-comum e a Consciência Coletiva.

Uns dirão, isso são coisas de ‘gente de esquerda’, de ‘comunistas retardados’! Esquecem-se que a Humanidade não tem esquerda nem direita, tem a direção e o sentido que os dois referenciais que mencionei indicarem como sendo os melhores para nós.

Os meus caros Leitores perguntar-se-ão por que razão eu escolhi um título tão extremista?

Vem isto a propósito de um artigo de uma revista, Visão, (https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-02-29-esta-e-naomi-a-anti-greta/) “Esta é Naomi, a anti-Greta”. “Também é adolescente, loira e europeia. Mas esta ativista de 19 anos está do outro lado da barricada, a defender que o discurso vigente sobre as alterações climáticas procura apenas provocar a histeria coletiva”.

Verifico que existem jovens que se prestam a esta exposição mediática porque ‘julgam’ (esta é a palavra correta) que a opinião delas é a mais adequada à Sociedade em que vivemos. Então, temos esta espécie de combate ideológico (?) para consolar uma ‘turma’ em solidão existencial.

Se não vejamos: “Esta semana, a autodenominada “cética climática” deverá fazer mesmo as honras da casa na Conferência de Ação Política Conservadora, perto de Washington. Ali se espera que repita coisas como “o alarmismo da mudança climática é, em sua essência, uma ideologia desprezivelmente anti-humana”.

Enfim, serve aqueles propósitos que nós sabemos, completamente desenraizados da realidade Humana.

Num outro artigo de opinião publicado em Dezembro de 2019 na mesma revista “A Greta da nossa vergonha” (https://visao.sapo.pt/opiniao/2019-12-05-a-greta-da-nossa-vergonha/) a Diretora da revista em causa, Mafalda Anjos, transmite-nos a sua opinião sobre este tema: “Greta (Greta Thunberg) incomoda porque nos recorda a nossa vergonha, a nossa inércia, o nosso conformismo. E isso mói na consciência de quem prefere ficar sentado a criticar nas redes do que mexer uma palha em prol do bem comum.”

Numa frase disse tudo o que há para dizer sobre nesta matéria. Mas como a nossa juventude ‘adora’ o ‘carrocel mediático’, pois fazem tudo para construir uma opinião que nunca será pública porque não tem estrutura para tal. Infelizmente, não é só a Juventude que adora o ‘carrocel mediático’, os média adoram explorar (estilo telenovela de grande consumo) quem se presta a entrar nele.

Nos meus textos tenho abordado os temas da indiferença, da arrogância, da prepotência, da ausência de Valores Humanos na Sociedade, mas também, os temas da Inteligência e Consciência Coletivas, do Bem-comum, do Futuro Coletivo e muitos outros que considero importantes e urgentes que as Pessoa interiorizem e ganhem Consciência que os Seres Humanos não são NADA uns sem os outros. E, que não compensa andarmos a construir divisões onde deveria haver concordância inteligente pelo Bem-comum.

Estas matérias da alteração climática global, não são questões ideológicas são factos científicos que devem ser debatidos com Inteligência, com base na Ciência dos factos e abstenção emotiva e ideológica, para não provocarem ruído na construção do Futuro.

Meus caros Leitores, desejo-vos uma excelente reflexão na construção do Bem-comum.

Alfredo Sá Almeida                                                                               29 de Fevereiro de 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s