O Valor Humano resiste à morte do Ser

Tetraedro Regular

– A continuidade do Valor –

Esta é uma realidade que TODOS deveríamos interiorizar. Quanto mais Valor adquirirmos maior Valor deixamos para os nossos pares.

Este universo de Valor só pode existir com a aprendizagem constante ao longo da Vida. Não será de admirar o facto de este dar o verdadeiro sentido à Vida. Une as Pessoas e acrescenta-lhes substância vital.

Tanto tempo desperdiçado com frivolidades e guerra, seja de palavras ou violência física, para não acrescentar nada de Valor à Vida. Quantas Pessoas desconhecem o Valor de um bom debate para se perderem numa discussão estéril! A emoção descontrolada, desorientada e vazia acaba perdendo todo o Valor e destrói Vida. Nesses casos parece ter um comportamento de um vírus.

A resistência que vos falo é mais uma resiliência dinâmica capaz de evaporar o desaparecimento do Ser. É algo que só o Ser Humano é capaz de realizar – suplantar a Morte – apesar desta fazer parte da Vida. Não é por acaso que falamos da Alma do Ser. É uma dimensão mais no nosso universo.

Quantas dimensões afinal um Ser Humano é capaz de acrescentar à Vida neste  vasto Universo? Tantas quanto o Valor do seu Ser!

A figura que vos apresento no início deste texto representa um tetraedro regular. É um poliedro perfeito com um mínimo de faces para que o possamos chamar de sólido. É um pretexto para vos falar de Platão (Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles. Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental, e também tem sido frequentemente citado como um dos fundadores da religião ocidental, da ciência e da espiritualidade. O assim chamado neoplatonismo de filósofos como Plotino e Porfírio influenciou Santo Agostinho e, portanto, o cristianismo, bem como a filosofia árabe e judaica.) – Wikipédia.

“O filósofo grego Platão estabelecia uma ligação dos poliedros com as forças da natureza. Hoje é possível estudar as formas moleculares existentes na natureza e observar que as ideias que Platão teve por volta do século V e IV a.C. são verificadas e comprovadas. O tetraedro regular é um sólido platónico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.” (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/tetraedro-regular.htm).

Platão é um exemplo do Valor que perdurou de geração em geração, por todos estes séculos, mantendo viva a chama do conhecimento e da interligação das disciplinas do saber.

Pena é que os Líderes Políticos do mundo atual não procurem aproximar-se do Valor de Platão, contribuindo assim para congregar melhor a Vida e o Futuro dos Cidadãos dos seus Países. Consequentemente, do Mundo em que vivemos.

Vivemos num momento da História do Homem onde TUDO pode dar certo na construção do nosso Futuro, assim os Políticos que influenciam a nossa Vida saibam ignizar o entendimento que nos transporte para uma dimensão de Valor Humano.

Alfredo Sá Almeida                                                                   22 de Abril de 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s