O Valor Humano não é um Valor abstrato!

A Economia atual transforma-o em abstrato!

WorldPopulationDay2018

Muitos conceitos científicos evoluem com o tempo e o desenvolvimento Humano. Esta pandemia está a demonstrar-nos que chegou a altura dos conceitos, que suportam a Economia atual, evoluírem para a inclusão da vida do Ser Humano neste Planeta.

O facto de alguns autores considerarem os Valores Humanos como abstratos e os objetos, uma instituição, uma empresa, uma nação, um clube, etc. como concretos, não nos deveria levar a menosprezar os Valores intrínsecos do Homem.

A Economia como ciência que estuda e valoriza os produtos, os processos de produção, distribuição, acumulação, consumo de bens materiais e dos respetivos mercados tornou-se obsoleta pela exclusão da Vida, da sua sustentabilidade, da relação com as questões ecológicas e ambientais e pela exclusão do bem supremo, o bem comum à Vida em sociedade.

A Vida Humana com Valor deveria ser a dimensão científica em consideração para transformar TODA a prática da Economia em conciliação com a existência do Ser Humano na nossa Biosfera. Assim sendo, a filosofia Humanista seria o fundamento básico que daria ‘corpo’ ao Ser Humano, à Vida e ao Valor.

Avaliar o Valor Humano deveria constituir uma prática saudável e ética para transformar a Economia numa ‘ferramenta’ ao serviço da Humanidade. O desenvolvimento Humano sustentável seria o objetivo primordial, onde uma Educação Pública de qualidade contribuiria para a construção do nosso Ser. A Nós caberia a nobre tarefa de desenvolver, constantemente, o maior Valor possível com os elementos base ministrados e o ‘engenho’ da nossa mente, para dar Valor ao Futuro do Homem.

Haja coragem, inteligência e consciência coletivas e motivação para construir os alicerces deste novo conceito.

Alfredo Sá Almeida.                                                                                         1 de Maio de 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s