A Consciência do Valor

Detalhes de pensamento ativo

A Consciência que vos vou falar é mais que o simples estado desperto do nosso dia-a-dia. É ‘matéria’ abordada, debatida e explicada por diferentes disciplinas do saber: Neurociências, Psicologia, Filosofia, Ciências da Vida, etc. É uma multidimensão do Homem na sua interação vital em Sociedade.

Estamos a falar de uma aptidão exclusiva do Ser Humano, na sua dimensão mais nobre e superior, capaz de nos conduzir ao esclarecimento de fenómenos complexos e ao Futuro provável, dada a capacidade de inter-relação disciplinar, multidimensional, de foco e concentração que a nossa mente é capaz.

É a capacidade de construir níveis mais elevados de integração do conhecimento, das crenças, das sensações, das percepções e dos sentimentos na nossa mente, apesar de possuirmos uma dimensão inconsciente. Esta característica plural torna-nos únicos entre biliões de Seres. Por outro lado, esta nossa Consciência além de tornar, cada um de nós, em Seres únicos, transforma-nos em Seres Superiores. Mas saberemos nós usar essa nossa capacidade superior em prol do bem comum?

No entanto, cada EU único tem ainda a capacidade de agregar a dimensão do coletivo e contribuir para uma Consciência Coletiva, igualmente multifacetada.

É aqui, que os Valores intrínsecos do Ser Humano (Valores Humanos) entram para nos ajudar a tornar coerente e digna da nossa espécie, esta nova dimensão do Coletivo.

Apesar desta dimensão da Consciência, o Homem (dadas as circunstâncias que o envolvem) ainda é impelido a fazer, executar, realizar algo diferente que não está inteiramente de acordo com a sua consciência. Ou seja, o ‘ritmo’ da Sociedade tem uma influência mais ou menos nefasta sobre a consciência do indivíduo. O Indivíduo e a Sociedade nem sempre estão em harmonia. A ética ajuda-nos a equilibrar esta nossa multidimensão. Para tal temos de nos ‘desligar’ dos interesses pessoais para nos focarmos nos do bem comum.

“When the wrong man uses the right means, the right means works in the wrong way”“Quando o homem errado usa os meios certos, os meios certos funcionam da maneira errada” – Antigo Provérbio Chinês (mencionado por Alan Watts num vídeo em que nos ‘fala sobre o que está  errado no mundo’https://www.youtube.com/watch?v=ua_GATO13fc).

A Educação, é o universo do saber que nos transforma em Seres capazes e socialmente hábeis em resolver a complexidade do mundo Global.

O Homem, mesmo sabendo que pode dar errado (ou, que tem a probabilidade de dar errado) é capaz de arriscar a vida, a reputação, o Futuro da Sociedade, para executar (muitas vezes ‘sem pestanejar’) algo que está desajustado do bem  comum.

carl_jung_quanto_maior_for_a_carga_da_consciencia_colet_l25rgpw

Quantas e quantas vezes o tempo, o dinheiro, a ignorância, as influências negativas (indiferença, arrogância, etc.), os interesses pessoais e/ou a falta de ética, contribuem para prejudicar decisivamente o funcionamento harmonioso da Sociedade Global.

“Eu não sou o que aconteceu comigo, eu sou o que eu optei por me tornar” – Carl Jung.

Queremos sempre mais e melhor, sobretudo, das ‘substâncias’ mais efémeras, para consolidar um Futuro sem Valor nem dignidade. Desprezamos a inovação no perene e equilibrado para nos deleitarmos com o imediato volátil e o prazer de uma auto-satisfação vazia de sentido de Valor. Quando aprenderemos, que a Humanidade é o Valor maior que deveríamos preservar, acarinhar, valorizar, desenvolver, porque é nela que está o nosso Futuro!

alan_maiccon_cada_pessoa_tem_uma_expressao_consciente_d_lp0vwoq

Quando seremos capazes de dar Valor a um EU que está bem focado e preparado para um NÓS superior e digno de Seres Humanos?

Alfredo Sá Almeida.                                                                              15 de Maio de 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s