Valor Humano

Futuro Coletivo

“A razão por que decidi escrever sobre o Valor Humano prende-se com o facto de ter vindo a defender que é urgente uma mudança de Paradigma da Sociedade Global atual, onde o Valor Monetário domina e produz sistematicamente mais e mais desigualdades entre Humanos, sem melhorar significativamente os padrões de dignidade Humana.

O que temos vindo a assistir, com muita frequência nos domínios Político e Financeiro que gerem os Países, é a uma constante falta de ética, sem princípios e Valores Humanos, onde predomina a arrogância, a ganância, a prepotência, a corrupção, a esperteza ‘saloia’, a agressão gratuita (verbal e física), a falta constante de respeito e consideração pela VIDA e pelo Ser Humano, bem como, pelo Desenvolvimento Humano Global e Sustentável.

Nos meus livros, “O Homem e Futuro” (2013) e “Despertar para o Futuro” (2014), defendi a importância dos Valores Humanos na Educação e na Sociedade e o modo como podemos encarar o Futuro com confiança se despertarmos para uma realidade onde o Homem será o CENTRO de todo o sistema e o Valor Humano o referencial de valorização de TODA a Economia Global e Regional.

Agora, chegou o momento de eu desenvolver o tema que, a meu ver, será a verdadeira mudança Paradigmática da Sociedade Futura – o Valor Humano.

Irei defender o como e o porquê da aplicação do Valor Humano à Economia e à Sociedade, acabando de vez com TODO o sistema monetário e financeiro mundial, que apenas tem provocado um desenvolvimento global fictício (virtual), sem sustentabilidade e amplificando as desigualdades Sociais.

Como se define Valor Humano?

Primeiro concentremo-nos no significado de Valor: merecimento, talento, reputação, coragem, valentia.

Depois, vamos definir Valor: “- É uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às Pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa.”

A Axiologia é o ramo da Filosofia que estuda a natureza e a essência do Valor.

Agora vou eu definir o que considero ser Valor Humano: “- Expressão, com resultado Humano positivo, do mundo interior do Homem sobre o mundo exterior.”; ou; “- Partilha de positivismo Humanista entre Seres Humanos”.

O Valor Humano é essencialmente um Valor intrínseco ao Homem na sua relação consigo e com os que o rodeiam. De certo modo, é um Valor Social pois o Homem é um Ser que vive em Sociedade e para quem a Vida solitária não está de acordo com a sua génese.

Igualmente, o Valor Humano passará a ser considerado como uma valorização económica (onde o dinheiro deixará de existir), pois está sujeito a uma avaliação realizada por Pessoas qualificadas para o efeito. É dessa avaliação objetiva, como Pessoa íntegra e capaz de se relacionar com os outros pares, de cada Ser Humano presente neste Planeta, que resultará o seu Valor como Humano capaz de contribuir para o bem da Sociedade e o seu desenvolvimento. Cada Pessoa Vale pelo que é, pela sua coerência, pelo seu caráter e personalidade, e como se comporta em Sociedade durante a sua Vida. A sua presença e respetiva identificação são suficientes para lhe permitir (ou não) manter a sua dignidade como Ser Humano com direito a todos os elementos básicos de uma Vida Humana (água, alimentos, energia, condições de habitabilidade, Educação, Trabalho, Saúde, Justiça e Segurança). Mas com deveres intrínsecos de Ser Humano sobre toda a VIDA, seja ela Humana ou não, assim como, sobre o Bem Comum.

Quanto mais desenvolvidos e elaborados os Valores Humanos estiverem em cada um de Nós, com uma perspetiva de Futuro Coletivo, onde a Inteligência e Consciência Coletivas são as orientações referenciais, mais Valor Humano teremos, e, como consequência maior capacidade de influência sobre a Sociedade e definição das orientações Futuras para a Sociedade. Aqui o Poder é representado por essa capacidade de influenciar o Futuro da Humanidade, pela demonstração da sua capacidade de Valor Humano.

Tenho consciência que o Homem não integra apenas características de Valor, também integra algumas que não possuem Valor e que, na maior parte das vezes, atrapalham a expressão do Valor Humano. No entanto, nem sempre, ao longo de uma Vida, predominam as de não Valor. Na grande maioria das Pessoas o balanço é claramente positivo.

O sistema que irei desenvolver neste livro, não existe. Portanto, não será possível nem desejável estabelecer comparações com o simulacro de Valor Humano que atualmente está disseminado pelo mundo do Valor Monetário, onde impera a lei do mais forte e do poder subjugador e manipulador sobre todos.

TODOS teremos de aprender de novo sobre o que se considera ser o Valor Humano e deveremos passar por mudanças de mentalidade e de vivência em Sociedade, distintas das atuais, para podermos integrar-nos nesta nova dimensão de Valor. Como em todas as mudanças de Paradigma, haverá fases de transição e/ou saltos quânticos quando forem entendidos como positivos para essa mudança. Mas uma certeza inabalável estará presente, a VONTADE de mudar para melhor.

Bem-vindo a um novo mundo, a um Planeta que começará a ser sustentável e sustentado por TODOS os Seres Humanos. Um Planeta onde a VIDA é um bem supremo e que deve ser preservada e desenvolvida sustentadamente. Onde passarão a existir os Direitos da Biosfera como entidade de Direito próprio, defendida por Humanos contra os abusos de outros Humanos.

Neste novo mundo deixaremos a Era do Antropoceno (Homem Novo) e passaremos para uma nova era, a Era do Sofoceno (Homem Sábio). Quem vier por bem terá um Futuro como Ser Humano de Valor. Quem estiver mal-intencionado e com mais vontade de destruir do que construir, não terá um Futuro entre os Humanos.

Neste novo livro vou necessitar das opiniões dos meus Leitores, das críticas construtivas, das opiniões metodológicas que considerarem que são relevantes para o tema a desenvolver. Enfim, numa palavra, da vossa participação para uma troca dinâmica de ideias e para a construção de um novo Paradigma de Sociedade Futura.”

Alfredo Sá Almeida                                                                       19 de Março de 2015

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s