Ponto de não retorno, ou, o comportamento de autodestruição Humana.

JOSEPH EID / GETTY IMAGES – (https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-47581634)
‘As civilizações são frequentemente responsáveis pelo próprio declínio, mas sua autodestruição geralmente recebe ajuda externa’, diz pesquisador.

Quanto mais avançamos no desenvolvimento da Sociedade, mais encrencados estamos nas perspetivas do nosso Futuro Coletivo.

Estamos perante uma faceta do comportamento Humano, individual e coletivo, que não deixa escolha.

Representa uma ‘cegueira’ nos caminhos do Futuro que bloqueia a nossa mente e nos conduz a um ‘beco sem saída’. Falta de conhecimento? Falta de Inteligência? Ou, será mais falta de Educação?

A meu ver é o conjunto destas três FALTAS!

Todos nós sentimos que a Sociedade atual, tem atitudes e comportamentos muito agressivos, contra tudo e contra todos. Exemplos não faltam no dia-a-dia da nossa Sociedade. É evidente que esse comportamento não ajuda nada a melhorar a Cidadania. Em muitas das situações estamos perante um equilíbrio muito instável, onde falta uma ‘luz’ para não deixar cair.

Será que somos Seres violentos por natureza? Ou, não cuidamos da Educação com a profundidade mental, que esta exige, para nos tornarmos Seres de Paz?

Se estamos, cada vez mais, em maior número neste mundo – cerca de 8 bilhões de Pessoas em 2023 – deveríamos saber pedir ajuda e ter a Educação para saber ajudar. TODOS NÓS!

E, se essa Educação estivesse focada, também, em Valores Humanos (empatia; solidariedade; compaixão; altruísmo; amor; etc.) seria seguramente mais fácil de evitar o ‘beco sem saída’.

Mas falta muita motivação! Será? Especialistas motivacionais profissionais não faltam por esse mundo afora. No entanto, muito provavelmente, estão desfocados dos principais riscos da Sociedade atual. O que falta, verdadeiramente, é Educação em Valores Humanos que se possa traduzir em melhorias significativas nesta nossa Sociedade, onde o Bullying é considerado como normal – “… a posse é 90% da lei”. Poder, posse, possessão, imposição, prepotência, e, similares, representam falta estrutural de Educação Cívica.

É com estes comportamentos que lidamos com os outros, nossos semelhantes, com a Sociedade, com a Civilização, com a Liberdade e com o Ambiente, até ao ponto de não retorno.

Investir numa Educação de qualidade para TODOS, é pensamento ‘virtual’. Sai muito caro!

E assim vai o mundo até ao desastre GLOBAL. Quando será que aprenderemos a lição da VIDA?

(https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/1100030/)

Alfredo Sá Almeida                                                                           8 de Agosto de 2023

Deixe um comentário